Texto: Severino Lopes
Fotos: Marcelo Davi

UEPB firma termo de cooperação técnico-científica com a Undime para melhorar Educação de municípios paraibanos

A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) deu mais um passo no processo de fortalecimento da Educação dos municípios paraibanos. Como forma de ampliar as suas ações nessa importante área para o desenvolvimento do Estado, a Instituição celebrou na manhã desta quarta-feira (18) um acordo com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (UNDIME).

O termo de cooperação técnico-científica foi assinado pelo reitor Rangel Junior e pela presidente da Undime – Secção Paraíba, professora Iolanda Barbosa, durante reunião realizada no Gabinete da Reitoria, no Câmpus de Bodocongó, em Campina Grande. A reunião foi acompanhada pelo vice-reitor Flávio Romero; pelo pró-reitor de Extensão José Pereira; e pela pró-reitora de Ensino Médio, Técnico e Educação à Distância, Eliane Moura.

Durante o encontro, o professor Rangel Junior e a professora Iolanda Barbosa discutiram os efeitos positivos que a parceria vai proporcionar no avanço na qualidade da Educação dos municípios paraibanos. Após assinar o documento, o reitor Rangel Junior disse que a parceria com a Undime tem uma dimensão diferenciada, porque envolve a instituição que agrega todas as secretarias e todos os representantes gestores da Educação dos municípios paraibanos.

“Esse termo permite que a UEPB, através dessa articulação, possa se vincular aos mais diversos municípios que queiram aderir a proposta. Nosso propósito é prestar um serviço a mais para sociedade paraibana através das secretarias de educação”, destacou o reitor.

Rangel explicou que as ações são amplas e envolvem a execução dos planos municipais de Educação, planejamento, entre outras atividades. Ele lembrou que a maioria desses trabalhos vem sendo realizados por instituições privadas, quenem sempre têm o cuidado de fazer com que o resultado desses projetos sejam construídos junto com a sociedade e com os trabalhadores da Educação. Ele observou que a parceria amplia uma ação que a Instituição já realiza através do projeto Univer-Cidade, permitindo, assim, que a Instituição se insira ainda mais no cotidiano das cidade.

O vice-reitor Flávio Romero classificou o termo de cooperação técnico-científica como um marco, tanto na história da Undime como da própria UEPB. Ele ressaltou que a Universidade já tem uma série de ações desenvolvidas com os municípios da Paraíba e, a partir de agora, tem a possibilidade de expandir esse trabalho de forma sistêmica. Flávio Romero, que já foi presidente da Undime, afirmou ainda que com esse acordo a Administração Central demostra de forma clara e efetiva que a UEPB que faz a formação inicial de grande parte dos docentes que atuam nas redes públicas municipal e estadual é a mesma instituição que se compromete com esse processo de formação continuada.

A professora Iolanda Barbosa, que também é secretária de Educação de Campina Grande e faz parte do quadro de docentes da UEPB, destacou que o termo de cooperaçã vai oportunizar aos municípios terem acesso a uma série de formações, assessorias e acompanhamentos, por parte da UEPB. Ela destacou que o município é quem optará por essa adesão. “Com essa ação, a Undime chancela o trabalho dessa instituição no sentido de informar aos municípios que está apta a atender todas as demandas no campo de monitoramento e das políticas educacionais”, afirmou Iolanda.