A União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação - Seccional Paraíba (Undime/PB) reuniu nesta quinta-feira (26), em Campina Grande, mais de 500 pessoas durante o “I Encontro para os Dirigentes Municipais de Educação da Paraíba – Orientações para a Gestão 2017/2020”. O evento, realizado no Teatro Municipal Severino Cabral, discutiu os rumos da educação pública brasileira e ofereceu aos dirigentes municipais de educação, prefeitos, vice-prefeitos, conselheiros e técnicos presentes as informações necessárias para o uso responsável dos recursos financeiros da Educação, formações para as equipes, programas e projetos, entre outros assuntos de interesse dos participantes.

 

A cerimônia de abertura do encontro foi conduzida pela presidente da Undime/PB, Iolanda Barbosa, e também contou com a participação do secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade; do prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, que na condição de gestor anfitrião deus as boas-vindas aos participantes do evento; do vice-reitor da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Flávio Romero; além dos demais membros da diretoria da Undime e Presidente da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (Uncme), Profª Conceição Silva.

 

Em sua fala, Iolanda destacou a necessidade de uma atenção maior por parte dos dirigentes de educação durante os 100 primeiros dias dos novos governos municipais, salientando que a diretoria da Undime está à disposição para oferecer auxílio técnico no que for necessário.

 

“Esses primeiros 100 dias de gestão nossos não são fáceis. São muitos desafios e responsabilidades, e por isso precisamos ter a clareza de qual é o nosso papel e função social, já que tudo o que fazemos tem como fim a garantia do direito de aprender de crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão sob a responsabilidade dos municípios”, pontuou.

 

Ainda em sua fala, a presidente da Undime/PB informou que a partir da próxima segunda-feira haverá um membro da diretoria e uma equipe técnica da área de prestação de contas de plantão na sede da entidade, em Campina Grande, para auxiliar os dirigentes municipais com suas demandas.

 

Após a solenidade de abertura do encontro, o público acompanhou palestra do chefe da Controladoria Geral da União (CGU) – Regional Paraíba, Gabriel Aragão, que abordou o uso adequado dos recursos da educação; da especialista da Plataforma Conviva Educação, Cleuza Repulho; e do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Fernando Catão, que falou sobre financiamento e investimento na educação municipal.

 

Já no turno da tarde, antes do encerramento da programação, o articulador Emerson Nóbrega voltou a falar sobre a Plataforma Conviva Educação, seguido pelo secretário de Educação do Estado, Aléssio Trindade, que fez a apresentação das Redes de Apoio e do Programa Pacto pela Aprendizagem de Sucesso.

 

As fotos do evento estão disponíveis na página da Undime/PB no Facebook: https://www.facebook.com/Undime-Para%C3%ADba-433716776698122/photos/?tab=album&album_id=1170119103057882

Autora: Débora Souza - Jornalista

A imagem pode conter: 2 pessoas, multidão e área interna

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas

A imagem pode conter: 4 pessoas