Destaques

Nenhum texto alternativo automático disponível.

Fevereiro começa com a alegria dos aniversariantes!!!
Parabéns a todos os Secretários de Educação da Paraíba que este mês comemoram seus aniversários!!!

Na manhã de ontem (21/12), se reuniram na sede da Undime/PB os membros da Diretoria Executiva e Colegiado da Entidade para tratar de questões administrativas, fazer um balanço sobre as ações da entidade em 2017 e traçar estratégias analisando as expectativas para 2018.

A Presidente da Undime/PB, Profª Iolanda Barbosa, aproveitou a oportunidade para informar que alguns cargos na diretoria executiva e conselho nacional de representantes (CNR) estavam vagos e comunicou que a Vice-Presidente da Undime/PB, Profª Herla Kerlliane de Medeiros Dantas Pereira, foi exonerada (a pedido) do cargo de Secretária de Educação do município de Assunção/PB, no dia 15/12/2017, conforme Portaria Nº 118/2017/GP assinada pelo Prefeito daquela cidade.

Foi informado ainda, que a Secretária de Educação do Município de Bayeux/PB, Adriana Valéria Santos Diniz, que fazia parte do Conselho Nacional de Representantes da Undime (CNR) também foi exonerada do cargo e, consequentemente, ambas (Vice-Presidente e Membro do CNR), de acordo com o Art. 8º do Estatuto da Undime/PB, não mais fazem parte da Diretoria Executiva e CNR da Entidade, devido a perda dos mandatos como dirigentes municipais de educação. 

No caso da vacância no CNR, a Profª Joana D’Arc Ferreira de Araújo, dirigente municipal de educação de Santa Cruz/PB, suplente da Profª Adriana Diniz, passa à condição de titular no CNR e que considerando o Art. 34 § 1 do Estatuto da Undime/PB passa a assumir a Vice-Presidência da entidade a 1ª Secretária Administrativa, Profª Aguifaneide Lira Dantas Gondim (Secretária de Educação do município de Frei Martinho/PB) e a suplente Rosineide Gonçalves de Souza Moraes (Secretária de Educação do município de Salgado de São Félix/PB) passa à condição de titular como Secretária Administrativa da Undime/PB.

Após análise do Estatuto e levando em consideração a questão da suplência assumir a titularidade e da colocação da linha de sucessão, os membros da diretoria e colegiado decidiram por acatar o que está previsto no Estatuto da Undime/PB e foi dada posse as três dirigentes: Profª Joana D’Arc Ferreira de Araújo, dirigente municipal de educação de Santa Cruz/PB passa à condição de titular do CNR, Profª Rosineide Gonçalves de Souza Moraes, dirigente municipal de educação de Salgado de São Félix/PB, passa à condição de titular como Secretária Administrativa e a Profª Aguifaneide Lira Dantas Gondim, dirigente municipal de educação de Frei Martinho/PB passa á condição de Vice-Presidente da Undime/PB.

Autor: Assessoria de Comunicação da Undime/PB

A imagem pode conter: 2 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas sentadas

Caros Secretários,
 
Segue para conhecimento de todos a relação das participações da Undime/PB nos eventos que promovemos ou fomos convidados a participar, no último bimestre (novembro e dezembro).
Qualquer dúvida estamos à disposição.
 

Representações da Undime/PB nos meses de novembro e dezembro de 2017

NOVEMBRO

 

  • Seminário Direitos Sociais, Educação e Gestão Pública: Em homenagem a Anísio Teixeira. Realizado pela UFPB nos dias 06 e 07 de novembro, na UFPB, em João Pessoa/PB.

 

Representante/Palestrante: Aguifaneide Lira– Membro do Colegiado da Undime/PB e DME de Frei Martinho/PB

 

  • Seminário da Olimpíada de Língua Portuguesa, realizado em João Pessoa no dia 20 de novembro de 2017.

 

Representante: Uilma Mendes – Secretária Executiva da Undime/PB

 

  • Cerimônia de Lançamento da Política de Inovação: Educação Conectada, realizada no dia 23 de novembro de 2017, no Palácio do Planalto, - Praça dos Três Poderes, Brasília/DF.

 

Representante: Aguifaneide Lira – Membro da Diretoria e Colegiado da Undime/PB e DME de Frei Martinho/PB.

 

  • Seminário Nacional do Mobiliza Conviva e Regime de Colaboração, realizado no período de 29/11 a 01/12, em São Paulo/SP.

 

Representante: Eraldo Souza – Membro do Conselho Fiscal da Undime/PB e DME de Riacho de Santo Antônio/PB

DEZEMBRO

 

  • Encontro Nacional do Censo da Educação Básica 2017, no hotel Tambaú, em João Pessoa/ PB, de 12 a 14 de dezembro.

 

Representante: Iolanda Barbosa – Presidente da Undime/PB e DME de Campina Grande/PB

 

  • Seminário Residência Pedagógica: Experiências e Desafios, promovido pela CAPEs no dia 14/12/2017, em São Paulo.

 

Representante: José Fabiano Oliveira, membro da Diretoria e Colegiado da Undime/PB e DME de Coxixola/PB

 

  • Seminário de Encerramento das Atividades da Undime/PB em 2017 - “Caminhos da Undime-PB 2017/2018”, realizado no dia 15/12/2017, no CTE, em Campina Grande

 

Representantes: Todos os 223 DMEs foram convidados

 

Atenciosamente,

Equipe da Undime/PB

 

A Undime Seccional Paraíba reuniu cerca de 100 dirigentes municipais de educação das diversas regiões do Estado, nesta última sexta-feira (15/12) para participarem do Seminário de Encerramento das Atividades 2017, intitulado “Caminhos da Undime-PB 2017/2018”.

A Entidade promoveu seu último encontro do ano que foi realizado no auditório do Centro de Tecnologia Educacional Prof. Severino Loureiro, em Campina Grande.

A programação do evento contou com a participação do renomado poeta e repentista Iponax Vila Nova, que fez uma apresentação intitulada "o universo dos versos", arrancando muitos aplausos e risadas dos presentes com poesias e conto de causos.

Em seguida foi realizada uma palestra com a Profa. Sônia Matias, que falou sobre o cenário atual da educação e alertou a todos sobre os temas a serem tratados nas semanas pedagógicas previstas para 2018. Dando continuidade à programação, a Presidente da Undime/PB, Profa. Iolanda Barbosa apresentou um balanço das atividades da entidade realizadas em 2017 e as perspectivas e orientações para 2018.

Os técnicos do Pnaic, PCR, PME, Conviva, PIEC e BNCC também estiveram presentes e falaram sobre os programas que cada um representava e das orientações para o próximo ano.

A manhã foi encerrada com uma apresentação de Stand Up, realizada pelo ator e comediante Fabrício Santana. Ao final do seminário todos os participantes receberam das mãos da Presidente da Undime/PB uma agenda personalizada e um panetone como forma de agradecimento aos que compareceram e que se filiaram a entidade neste ano que está se encerrando.

Os slides com as apresentações foram enviados por e-mail e as fotos do evento podem ser conferidas na Fan page da Undime no Facebok, acesse: https://www.facebook.com/pg/Undime-Para%C3%ADba-433716776698122/photos/?tab=album&album_id=1460383617364761

Autor: Assessoria de Comunicação da Undime/PB

A imagem pode conter: 28 pessoas, pessoas sorrindo, área interna

A imagem pode conter: 29 pessoas, pessoas sorrindo, pessoas em pé

A imagem pode conter: 4 pessoas, pessoas sentadas, multidão e área interna

 

 

Na próxima sexta-feira (15/12), a Seccional da Undime na Paraíba realizará o último evento do ano, o Seminário de Encerramento das Atividades da Undime/PB em 2017 - “Caminhos da Undime/PB 2017/2018”,  que acontecerá das 08h30min às 13h, no Auditório do Centro de Tecnologia do Centro de Tecnologia Educacional Professor Severino Loureiro - CTE, localizado no Largo do Açude Novo, S/Nº - Centro (próximo ao Parque do Povo, por trás da Câmara de Vereadores), em Campina Grande/PB.

O evento é gratuito e destinado, exclusivamente,  aos 223 dirigentes municipais de educação da Paraíba. A programação do seminário está sendo definida e em breve será disponibilizada.

Na oportunidade serão abordados os seguintes temas: reflexões sobre o ano de 2017 e orientações/perspectivas para 2018. Ainda terá entrega de brindes a todos que comparecerem e apresentações culturais.

As inscrições já estão abertas e serão aceitas até o dia 13/12, podem ser feitas por meio do preenchimento da ficha que foi enviada por e-mail, ontem, para todos os DMEs.

Mais informações: (83) 3322-8235 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Portal da Undime/PB: www.undimepb.org.br

Autor: Assessoria de Comunicação da Undime/PB

Aberta a adesão ao Novo Mais Educação

(Foto: Undime)

A adesão ao Programa Novo Mais Educação por parte das secretarias de educação está aberta e pode ser realizada por meio do módulo PAR do Sistema de Monitoramento Execução e Controle (Simec). A execução do programa será de oito meses ao longo do ano letivo de 2018.

A primeira etapa da adesão diz respeito à seleção das escolas, para a participação do Novo Mais Educação, pelas secretarias de educação. O prazo para essa adesão vai até o dia 8 de dezembro.

Por meio de ofício, o MEC alerta que, nessa etapa de seleção das escolas, as secretarias de educação devem se atentar aos seguintes critérios de priorização:

- escolas de ensino fundamental que tenham no mínimo 25 matrículas e alunos de 3º ao 9º que apresentam baixo rendimento, pois os alunos de 1º e 2º estarão inseridos no Programa Mais Alfabetização;

- escolas que obtiveram baixo desempenho no Ideb de 2015 e possuem mais de 50% dos estudantes em famílias beneficiárias do Bolsa Família.

Além disso, ao realizar a adesão e seleção das escolas, as secretarias de educação devem indicar a carga horária do Programa por escola (5h ou 15h semanais) ou permitir que as escolas façam essa escolha no momento de confirmar a adesão no PDDE Interativo. O MEC, entretanto, solicita atenção à essa decisão pois a definição da carga horária de atendimento das unidades escolas do Novo Mais Educação é estratégica, pois há outros elementos logísticos que impactam na organização do atendimento escolar e podem demandar apoio diferenciado pela secretaria.

A segunda etapa, se refere à adesão das escolas selecionadas pelas secretarias de educação. Ela será realizada por meio do PDDE Interativo até o dia 12 de dezembro. Vale lembrar que as escolas só poderão iniciar o processo de adesão após a conclusão da adesão pela secretaria de educação a qual se vinculam.

Ainda nessa etapa, a escola deverá inserir o plano de atendimento, considerando o grupo de alunos prioritários (alunos do 3º ao 9º ano do ensino fundamental com baixo desempenho escolar e/ou alta vulnerabilidade social concentrados, principalmente, nos 4º, 6º e 8º anos do ensino fundamental).

Na terceira etapa, caberá ao MEC a seleção das escolas que serão contempladas com os recursos do Novo Mais Educação, considerando a previsão orçamentária e financeira, segundo os seguintes grupos prioritários de escola:

Grupo 1 - Escolas de ensino fundamental com Ideb inferior a 4.4 nos anos iniciais e inferior a 3.0 nos anos finais, concomitantemente;

Grupo 2 - Escolas de ensino fundamental com Ideb inferior a 4.4 nos anos iniciais ou escolas de ensino fundamental com Ideb inferior a 3.0 no anos finais;

Grupo 3 - Escolas que possuem mais de 50% dos alunos oriundos de famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família.

Sobre o Novo Mais Educação

O programa visa à melhoria da aprendizagem dos estudantes, garantindo a ampliação da jornada escolar de crianças e adolescentes, mediante a complementação da carga horária de 5 ou 15 horas semanais no turno e contraturno escolar que deverá ser implementada por meio da realização de acompanhamento pedagógico obrigatório em língua portuguesa e matemática, e no caso da jornada em tempo integral (ampliação de 15h), do desenvolvimento de atividades no campo das artes, cultura, esporte e lazer.

As diretrizes do Novo Mais Educação são: a integração do Programa à política educacional da rede de ensino e as atividades do projeto político pedagógico da escola; o atendimento prioritário tanto dos alunos de regiões mais vulneráveis, quanto dos alunos com maiores dificuldades de aprendizagem, bem como das escolas com piores indicadores educacionais; a pactuação de metas entre o MEC, os entes federados e as escolas participantes; o monitoramento e a avaliação periódica da execução e dos resultados do Programa; a cooperação entre União, estados, DF e municípios.

Dúvidas e outras informações podem ser encaminhadas para o endereço eletrônico: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Clique aqui e acesse o ofício do MEC sobre o assunto.

Clique aqui e acese a retificação do ofício sobre o assunto.

Acesse o tutorial tutorial para adesão da rede ao programa: https://goo.gl/HLJ9bi

Fonte: Undime com informações do MEC

ATENÇÃO !!! Acontecerá na próxima sexta-feira a Formação do Conviva - 24/11
 
Prezados Secretários da 3ª Região (verificar a lista de municípios abaixo),
 
Informamos que no dia 24/11 (sexta-feira), das 09h às 12h, no Laboratório de Informática do Museu Vivo da Ciência, localizado no Largo do Açude Novo, em Campina Grande/PB (próximo ao Parque do Povo), acontecerá a Formação da Plataforma Conviva Educação.
O evento é gratuito e destinado aos municípios da 3ª Regional. Cada município tem direito a duas vagas, sendo uma para o Secretário ou Adjunto e a outra para o técnico.
Solicitamos que confirmem presença enviando os dados abaixo para o seguinte e-mail: emersonobrega.conviva@gmail.com
 
Município:
Nome dos participantes:
E-mails dos participantes:
Telefones para contato (favor incluir o número de WhatSapp):
OBS 1: Levar computador portátil para a formação
OBS 2: Para os municípios que ainda não estão cadastrados na Plataforma Conviva, o Secretário de Educação deve levar a portaria de nomeação para que o cadastro seja realizado. 
 
 
Municípios convidados
Alagoa Grande, Algodão de Jandaíra, Arara, Aroeiras, Assunção, Boqueirão, Cabaceiras, Fagundes, Livramento, Massaranduba, Natuba, Montadas, Olivedos, Puxinanã, Queimadas, Remígio, Riacho de Santo Antônio, Santa Cecília, Serra Redonda, Soledade, Taperoá, Tenório e Umbuzeiro.
 
Atenciosamente,

Equipe da Undime/PB