Imprimir
Acessos: 1516

A partir desta quarta-feira (10), estão abertas as inscrições para o 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, que será realizado pela Undime de 14 a 17 de maio. Com o tema “Novos tempos, novas jornadas – O Dirigente Municipal de Educação como sujeito da gestão municipal” o Fórum será um espaço de debate referente aos principais e mais atuais assuntos relacionados à educação Pública.

O evento será realizado no Complexo Costa de Sauípe, localizado no município de Mata de São João (BA), a cerca de 60 km de Salvador. A novidade deste ano é que o 14º Fórum é destinado exclusivamente aos municípios adimplentes com as seccionais da Undime. Todos, sem exceção, pagarão a taxa de R$ 200,00 de inscrição. Caso o município não saiba se está ou não adimplente, recomenda-se que entre em contato com a respectiva seccional.

A expectativa é de que mais mil Dirigentes Municipais de Educação e educadores de todo o país participem do Fórum. Neste ano, são muitos os novos gestores que assumiram as secretarias municipais de Educação. O índice de renovação é de aproximadamente 70%. Logo, o objetivo é fazer com que esses novos dirigentes se integrem e conheçam melhor o cenário da educação pública no país.

Durante os quatro dias de evento serão discutidos, sob a perspectiva do Dirigente, assuntos como: avaliação da educação básica e os indicadores educacionais na perspectiva do Inep; garantia do acesso da permanência, da aprendizagem e da conclusão da Educação Básica na idade certa; articulação com o terceiro setor; gestão da rede ou do sistema municipal de ensino; processo de construção da Conae 2014 e do Plano Nacional de Educação (PNE); políticas e programas do FNDE, da Secretaria de Educação Básica e do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome; valorização dos profissionais de educação com formação e carreira; políticas educacionais para inclusão na perspectiva da Secadi; políticas de articulação para a construção do sistema nacional de educação na perspectiva da Sase; gestão do direito à educação e ao conhecimento; e financiamento da educação.

Além disso, os participantes do Fórum terão a oportunidade de ter contato e acesso às políticas públicas oferecidas pelo Governo Federal, com as “salas de atendimento institucional”. Nestes espaços, o dirigente municipal de Educação poderá verificar a situação de seu município ou saber como ingressar nos programas e projetos da área educacional.

Serão convidados a participar das salas: Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Secretarias do Ministério da Educação (SEB, Secadi, Sase).

Além das salas de atendimento institucional, haverá estandes dos parceiros da Undime: Unicef, Fundação Itaú Social, Instituto Natura, Fundação SM, Campanha Nacional pelo Direito à Educação, Ação Educativa e Conviva Educação.

Para saber mais detalhes sobre o Fórum e o processo de inscrição clique aqui.

Autor: Undime