Destaques

Prezados (as),

Segue carta emitida pela Presidente da Undime Paraíba, contendo esclarecimento e orientações para os DMEs.
Solicitamos que leiam com atenção.

A imagem pode conter: texto

Inscrições estão abertas e devem ser realizadas até o dia 16

 

No dia 20 de março será realizado o Fórum Estadual Extraordinário da Undime Paraíba. O evento terá como tema “Perspectivas no cenário da educação pública brasileira” e reunirá representantes dos 223 municípios paraibanos, entre dirigentes municipais de educação (DME) e técnicos das secretarias.

As inscrições para o fórum são gratuitas e já estão abertas! Foram reservadas três vagas para cada município paraibano, sendo uma para o dirigente e as demais para pessoas indicadas por ele, de acordo com a atuação na secretaria e o melhor aproveitamento dos temas das palestras.

O encontro será no auditório do Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande (PB), das 8h às 17h. Entre os assuntos que serão abordados estão a estratégia Busca Ativa Escolar do Unicef; Memorial de Gestão; Programa de Inovação Educação Conectada; e Fundeb e a PEC 15/15.

Além das palestras, o público também terá à disposição, durante todo o dia do evento, mesas dispostas no hall do teatro com profissionais do Conviva Educação, Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a proposta curricular do Estado; e Busca Ativa do Unicef para esclarecerem dúvidas.

Segundo os organizadores do encontro, a expectativa é ter um público de mais de 600 participantes que terão a oportunidade de receber, ao longo do dia, as informações mais atualizadas sobre os assuntos propostos.

Fórum Estadual Extraordinário da Undime Paraíba
Data: 20 de março de 2020
Local: Teatro Municipal Severino Cabral, em Campina Grande (PB)
Ficha de inscrição: https://undime.org.br/uploads/documentos/phptWlAHj_5e62409ec6a6b.doc  
Programação: https://undime.org.br/uploads/documentos/phpRWHLeo_5e6240642d797.pdf  
Informações: (83) 3322-8235 ou 99952-8404 (WhatsApp)

Fonte: Undime PB com adaptações

 

O Sistema Educacenso encontra-se aberto para a coleta da Situação do Aluno, segunda etapa do Censo Escolar 2019. As informações declaradas neste módulo se referem ao movimento e ao rendimento dos alunos no final do ano letivo de 2019. A partir do preenchimento, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) faz o cálculo das taxas de aprovação, reprovação e abandono escolar, fundamentais para a implementação das políticas públicas e para o conhecimento da realidade escolar.

A coleta de dados do Censo Escolar é realizada exclusivamente pelo Sistema Educacenso e o prazo para a declaração da Situação do Aluno termina em 20 de março. Após o fim da coleta, é aberto o período para conferência e correção dos dados informados, que vai de 1º a 15 de abril. O Inep divulgará os resultados finais dessa etapa em 11 de maio.

A taxa de aprovação da Situação do Aluno 2019 irá compor, junto com as médias de desempenho dos alunos no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2019, que deverá ser divulgado neste ano.

Censo Escolar – É uma pesquisa estatística que tem por objetivo oferecer um amplo diagnóstico sobre a educação básica brasileira. Coordenado pelo Inep, o Censo Escolar é realizado em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios. A pesquisa é declaratória, de abrangência nacional e coleta informações de todas as escolas públicas e privadas, suas respectivas turmas, seus gestores, profissionais escolares e alunos de todas as etapas e modalidades de ensino: ensino regular, educação especial, educação de jovens e adultos e educação profissional.

Acesse o Sistema Educacenso

Fonte/ Foto: Inep

https://bit.ly/2vab9aK 

Comunicado de Férias Coletivas na Undime/PB

 

Comunicamos que no período de 30/12/2019 a 31/01/2020, a Undime/PB estará em período de férias coletivas. No dia 03/02/2020 retornaremos às nossas funções normais.

Desde já, desejamos a todos um Natal de muita paz e um 2020 com muitos momentos de felicidade e saúde!!!

 

 

Atenciosamente,

 

AGUIFANEIDE LIRA DANTAS GONDIM

DME de Frei Martinho/PB

Presidente da Undime/PB

NOVEMBRO 2019

  • Capacitação realizada em 06/11 para os membros do Comitê de Formação do Currículo Estadual da Paraíba.

Representantes: Rilma Suely Melo – Coordenadora Estadual da BNCC e Uilma Mendes (Secretária Executiva da Undime e Articuladora do Regime de Colaboração do ProBNCC na Paraíba)

  • Palestra realizada no dia 08/11, sobre a implantação da BNCC e da Proposta Curricular do Estado da Paraíba: impasses e possibilidades, para gestores, coordenadores e conselheiros escolares do município de Cabedelo/PB.

Representante: Rilma Suely Melo – Coordenadora Estadual da BNCC e representante da Undime/PB

  • Reunião extraordinária realizada na manhã do dia 21/11, na sede da Entidade com representantes da diretoria executiva e colegiado da Undime Paraíba. O objetivo da reunião foi discutir sobre a suspensão da formação presencial para o currículo.

Representante: Membros da diretoria executiva e colegiado da Undime Paraíba

  • Reunião realizada na tarde do dia 21/11, com o Secretário de Estado da Educação da PB, Prof. Cláudio Furtado, e os membros da Diretoria Executiva da Undime/PB, Aguifaneide Lira (Presidente), Profa. Joana Araújo (Secretária Administrativa) e Prof. Eraldo Alves (Secretário de Finanças). Objetivo da reunião foi tratar sobre a suspensão das formações presenciais para o currículo e apresentar as sugestões da entidade que foram discutidas pela diretoria executiva e colegiado em reunião realizada na sede da Undime/PB.
  • Reunião da Undime Nacional, no dia 25/11, na sede do Sebrae, em Brasília. Na pauta do encontro foi discutida a educação empreendedora. A ideia é trabalhar o tema alinhado à Base Nacional Comum Curricular. Participam os integrantes da diretoria executiva nacional e os presidentes estaduais da Undime.

Representante: Aguifaneide Dantas – Presidente da Unidme/PB e DME de Frei Martinho/PB

  • Palestra ministrada pela Profa. Rosilda Maria Silva, representante da Undime Paraíba, no III Seminário Municipal de Educação do Campo, sob o tema "Perspectivas e Possibilidades da BNCC para Educação do Campo", realizado pela Secretaria Municipal de Educação de Campina Grande/PB, no auditório do CTE, no dia 23/11. A Professora Rosilda ministrou palestra sobre o tema do encontro para os educadores daquela rede municipal que compareceram ao seminário.

Representante: Profa. Rosilda Maria Silva (indicação da Undime/PB para a referida palestra)

  • Seminário de Encerramento das Atividades Coletivas da UNDIME/PB em 2019, realizado do auditório do IFPB, em Campina Grande, no dia 28/11/2019. O tema do encontro é "orientações para os DMEs e perspectivas para a educação pública em 2020".

Representantes: todos os municípios filiados com a Undime/PB em 2019 foram convidados

 

DEZEMBRO 2019

  • Workshop de Resolução de Problemas: como aprimorar a Formação de Professores no Brasil, realizado no dia 03/12, em São Paulo.

Representante: Aguifaneide Dantas – Presidente da Unidme/PB e DME de Frei Martinho/PB

  • Reunião Nacional Mobiliza Conviva, realizada em Fortaleza/CE, nos dias 04 e 05 de dezembro.

Representantes: Josilene Brito (Vice-presidente), Uilma Mendes (Secretária Executiva) e Emerson Nóbrega (Articulador do Conviva PB)

  • Seminário da Undime Ceará, realizado nos dias 05 e 06 de dezembro de 2019, em Fortaleza/CE.

Representante: Josilene Brito (Vice-presidente e DME de Itaporanga/PB)

  • Reunião Nacional da Rede de Ancoragem da Olimpíada da Língua Portuguesa. O encontro foi realizado nos dias 09 e 10 de dezembro em São Paulo/SP.

Representante: Uilma Mendes (Secretária Executiva da Undime e membro da Rede de Ancoragem da OLP)

  • II Encontro da Frente de Trabalho do Consed sobre Avaliação. O encontro aconteceu no dia 11/12, em Brasília e reuniu representantes de todos os estados brasileiros com o intuito de debater sobre avaliação.

Representante: Prof. Eraldo Alves (Sec. de Finanças da Undime/PB e DME de Riacho de Santo Antônio)

  • Formação no município de Curral de Cima/PB, realizada no dia 13/12, sobre a BNCC e a Proposta Curricular do Estado da Paraíba.

Representante: Rilma Suely Melo – Coordenadora Estadual da BNCC e representante da Undime/PB

  • Seminário Estadual do Programa SOMA, realizado no dia 17/12, em João Pessoa.

Representante: Aguifaneide Dantas – Presidente da Unidme/PB e DME de Frei Martinho/PB

 

Foi realizado nesta última quinta-feira (28/11) o Seminário de Encerramento das Atividades Coletivas da Undime/PB em 2019, sob o tema: “Orientações para os Dirigentes Municipais de Educação e Perspectivas para a Educação Pública em 2020”.

O encontro contou com a participação dos Secretários de Educação dos municípios filiados à Entidade neste ano de 2019 e a programação foi dividida entre palestras e atração musical. O evento aconteceu no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia - Campus de Campina Grande e teve a presença de cerca de 200 participantes.

Após a mesa de abertura, que contou com a participação de diversas autoridades representando instituições como a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME-PB), Conselho Estadual de Educação da Paraíba e Undime/PB, a programação seguiu com a palestra do Profº Dr. Paulo Lira, que tratou sobre o “Financiamento da Educação Pública e as Expectativas para 2020”, em seguida foi realizada a palestra com a Profª Dra. Palmira Tolotti, que abordou sobre as “Orientações para os Dirigentes Municipais de Educação e Perspectivas para a educação municipal em 2020 (programas, projetos e prazos)”.

Além das palestras, houve também um momento para apresentação de uma experiência exitosa com o uso da Plataforma Conviva Educação no município de Boa Vista/PB. As representantes do município apresentaram aos participantes do seminário as ações que estão sendo desenvolvidas pela secretaria de educação com o auxílio da Plataforma para melhoria da rotina daquela rede municipal de educação.

Encerrando a programação foi realizado um show musical intitulado “O plebeu canta o Rei” com o cantor Alexandre Tan e banda. O show emocionou aos presentes que cantaram junto e dançaram ao som das músicas de Roberto Carlos.

Finalizando o encontro, todos os presentes receberam brindes e avaliaram como muito positiva a programação ofertada pela Undime/PB nesse último encontro de 2019.

Veja as fotos do evento acessando nossa página no Facebook:

https://www.facebook.com/pg/Undime-Para%C3%ADba-433716776698122/photos/?tab=album&album_id=2467368616666251

Os slides com as apresentações dos palestrantes também estão disponíveis nos links que seguem:

 Apresentação - Boa Vista.pptx

​​ PALMIRA TOLOTTI.pptx

​​ PAULO LIRA.pptx

Autor: Assessoria de Comunicação da Undime/PB

(Foto: Freepick)

Com o intuito de subsidiar a elaboração de um diagnóstico nacional sobre a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) da Educação Infantil e Ensino Fundamental nas redes municipais, a Undime, em parceria com o Ministério da Educação, desenvolveu um questionário para entender como está este processo em todo o País.

Com a homologação da BNCC para Educação Infantil e Ensino Fundamental em 2017, sua implementação deve chegar em todas as salas de aula até 2020. Para isso, é fundamental que as redes de ensino (re)elaborem seus currículos, promovendo a formação de seus educadores e a revisão dos projetos pedagógicos das escolas.

Assim, o objetivo da pesquisa é compreender, do ponto de vista das redes municipais, como está acontecendo as diversas etapas desse processo de implementação pelas redes e o alcance do PRoBNCC, programa federal que apoia as redes para que elas constituam, em regime de colaboração, uma equipe qualificada e dedicada que implementem o novo currículo nas escolas de todo o seu território.

O preenchimento do questionário é rápido e leva apenas 5 minutos. A orientação é que este instrumental seja respondido pelo Dirigente Municipal de Educação ou pela pessoa responsável pela implementação da Base no município, impreterivelmente, até o dia 2 de dezembro.

Para responder o questionário, clique aqui.

Dúvidas e/ou informações: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Fonte: Undime